As 12 rainhas de Alexia Sinclair POSTADO EM: CURIOSIDADES




O que personalidades como Cleópatra, Cristina da Suécia e Alexandra Feodorovna têm em comum? Para além do fato de terem vivido em épocas e lugares distintos, as três, assim como outras, marcaram a história. Como não falar de Revolução Francesa sem evocar automaticamente a figura de Maria Antonieta, ou pensar a conquista da América pelos espanhóis sem deixar de mencionar o papel que Isabel I de Castela teve nesse processo? Entre o absolutismo e o iluminismo, personagens como Catarina, A Grande, renderam páginas e mais páginas de livros e povoaram a nossa imaginação. Hoje, tais figuras de  rainhas fazem parte da cultura popular, já tendo servido de inspiração para filmes, seriados de televisão, e mesmo ensaios fotográficos, conforme podemos observar em “The Regal Twele”, série de fotos-montagem realizadas pela australiana Alexia Sinclair. Confira as imagens.
cleopatra-the-seductress
Cleópatra, a sedutora
olympias-the-sorcerous
Olímpia, a feiticeira
boudica-the-celtic-queen
Boudica, a rainha celta
agrippina-the-poisoness
Agripina, a venenosa

A série de fotos foi realizada entre os anos de 2004 e 2007, mas parece que ainda faz muito sucesso entre o público. Sinclair combina elementos do passado com arte contemporânea para apresentar às pessoas uma representação icônica e ao mesmo divertida das vidas de 12 personalidades que marcaram a história ao longo do tempo. Alexia viajou para muitas partes do mundo para capturar a essência dos lugares onde cada um dos seus personagens viveu. A série de fotos procurar apresentar os governantes de uma forma não convencional, como muitos de nós estamos acostumados a vê-los. Em vez disso, explora o famoso, o infame e o obscuro, oferecendo assim um resultado delicioso aos nossos olhos.
eleanor-of-aquitaine-the-eagle
Eleanor da Aquitânia, a águia
isabella-of-spain-the-catholic
Isabel da Espanha, a católica
elizabeth-i-the-virgin-queen
Isabel I da Inglaterra, a rainha Virgem

Com efeito, “The Regal Twele” expõe para o público as complexidades da vida de cada um dos soberanos. Na foto que retrata Elizabeth I, por exemplo, observamos a dita “rainha virgem” sentada num tabuleiro de xadrez, demonstrando assim o jogo político no qual a soberana esteve submersa. Já Isabel I de Castela foi retratada com um barco nas mãos, revelando o patrocínio na monarca às viagens de Cristóvão Colombo. Eleanor de Aquitânia, por sua vez, foi retratada enquanto grávida e vestida de armadura, numa clara referência ao papel que ela desempenhou nas Cruzadas. Já Cristina da Suécia aparece em uma das suas atividades favoritas, a caça.
elizabeth-bathory-the-countess-of-blood
Isabel Bathory, a condessa de sangue

christina-of-sweden-the-androgynous-queen

Cristina da Suécia, a rainha andrógina
catherine-the-great-the-enlightened-empress
Catarina, a imperatriz iluminada
marie-antoinette-the-extravagant-queen
Maria Antonieta, a rainha extravagante

De acordo com Alexia Sinclair, “milha influência varia de Botticelli de do círculo de Médici a dedigners contemporâneos, como John Galliano e Alexander McQueen. Todos os retratos são inspirados pelos estilos e modas de cada monarca e reinterpretados numa narrativa visual contemporânea”.
alexandra-romanov-the-last-czarina
Alexandra Romanov, a última czarina



http://kid-bentinho.blogspot.com.br/