domingo, 29 de abril de 2018

E Se O Sol Se Apagasse Algum Dia?







Você já se perguntou o que aconteceria se o Sol subitamente parasse de brilhar? A primeira coisa que vem à sua mente é que seria muito mais escuro e frio. Verdade, mas isso não é nem o começo da catástrofe que ocorreria, já que a humanidade cedo ou tarde acabaria em extinção.

Nos primeiros minutos depois de o Sol parar de brilhar, a vida continua normal aqui na Terra, pois a luz solar ainda está viajando em direção ao planeta. Mas depois de 8 minutos e meio, o céu fica preto, como se alguém tivesse apertado o interruptor. Depois de uma hora, todo mundo já sabe da situação em que se encontra, o pânico toma conta na parte do planeta onde era pra ser dia. A temperatura cai vários graus e vai só diminuindo. Uma das piores coisas é que a fotossíntese para dentro de 24 horas.

Dentro de mais ou menos uma semana, a temperatura média do planeta cai abaixo de zero. A maioria das plantas já morreu por causa do frio, e os animais que adoram o calor começam a desaparecer logo em seguida. As pessoas constroem abrigos e tentam sobreviver ao frio e à falta de comida. Elas podem ser mais bem-sucedidas em áreas com muita atividade geotermal, como a Islândia.

Depois de apenas um ano (um infeliz aniversário), a superfície da Terra se torna tão fria quanto 70° abaixo de zero! A essa altura, o planeta pode ainda hospedar alguns tipos de bactérias que conseguem sobreviver até nas temperaturas mais absurdas. Mas as demais formas de vida já foram extintas da face da Terra.

Mas lembre-se: este cenário foi só um hipotético “e se?”. O futuro real da Terra vai permanecer firmemente ‘amarrado’ ao Sol.

Música:

https://www.youtube.com/audiolibrary/...


Minutagens:

Os primeiros minutos depois que o Sol parou de brilhar
0:54

Uma hora depois do Sol se apagou
2:20

Um dia depois que o Sol se apagou
3:28

Uma semana depois que o Sol se apagou
4:19

Um ano depois que o Sol se apagou
5:49

O que acontece com o planeta Terra?
6:45

O real futuro da Terra
9:00


Resumo:

-8 minutos e meio depois de o Sol parar de brilhar, o planeta inteiro mergulharia na escuridão. Você não veria nem a Lua, já que não haveria luz solar para ela refletir.

-Uma hora depois de o Sol se apagar, as pessoas começariam a entrar em depressão profunda. A temperatura no planeta cairia diversos graus e continuaria a diminuir.

-Se o Sol não voltasse depois de um dia, o planeta se tornaria um caos. Cada criatura viva da Terra começaria a ter dificuldade para respirar, já que o oxigênio diminuiria.

-Uma semana depois de o Sol ter apagado, a temperatura pelo mundo todo iria cair abaixo de zero. A maioria das plantas já teria morrido devido ao frio, e os animais que adoram o calor começariam a desaparecer logo em seguida. As pessoas construiriam abrigos e tentariam sobreviver ao frio e à falta de comida.

-Depois de um ano sem o Sol, a superfície da Terra se tornaria tão fria quanto 70º abaixo de zero. A superfície dos lagos e oceanos teria congelado a esta altura, e os únicos sobreviventes (se houvesse algum) estariam no leito do oceano, perto de fontes hidrotermais. Não haveria vida no planeta.

-Se o Sol parasse de brilhar, sua força gravitacional iria acabar, e a Terra iria voar no espaço sideral a uma mesma velocidade de quase 108.000 km/h. Depois de 43.000 anos, a Terra iria parar perto da Alpha Centauri, a estrela mais próxima de nós.

-O futuro real da Terra vai permanecer firmemente ‘amarrado’ ao Sol, que vai aumentar seu tamanho daqui a vários bilhões de anos. Tomara que a esta altura a humanidade tenha encontrado meios de explorar e colonizar outros planetas que orbitam estrelas mais jovens.
----------------------------------------------------------------------------------------

Nossas Redes Sociais:

Facebook:
http://facebook.com/incrivelclub/
5-Minute Crafts Youtube: goo.gl/0f2h9p